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‘Daniel, decidi te expor’: Gloria Groove e MC Daniel são multados após transtorno com QR Code em avenida

Banners enigmáticos que simulavam 'exposed' amoroso eram anúncio de parceria musical e infringiam a Lei Cidade Limpa, informou a prefeitura de São Paulo. 'D...

‘Daniel, decidi te expor’: Gloria Groove e MC Daniel são multados após transtorno com QR Code em avenida
‘Daniel, decidi te expor’: Gloria Groove e MC Daniel são multados após transtorno com QR Code em avenida (Foto: Reprodução)

Banners enigmáticos que simulavam 'exposed' amoroso eram anúncio de parceria musical e infringiam a Lei Cidade Limpa, informou a prefeitura de São Paulo. 'Daniel, decidi te expor': cartaz espalhado na Radial Leste lança parceria entre Gloria Groove e MC Daniel Arquivo Pessoal Os artistas Gloria Groove e MC Daniel receberam uma multa no valor de R$ 10 mil cada após infringirem a Lei Cidade Limpa ao espalharem banners divulgando uma nova parceria musical, informou a Secretaria Municipal das Subprefeituras nesta quinta (24). Nos últimos dias, quem passava pela Radial Leste na capital paulista se deparava com banners enigmáticos que simulavam um 'exposed' amoroso: "Daniel, você nunca mereceu o amor que eu te dei. Por isso decidi te expor", anunciava a mensagem acompanhada de um QR Code. Quem mirava a câmera do celular no recado para acompanhar a fofoca, mordia a isca de uma jogada de marketing: o código impresso na faixa levava à divulgação de uma parceria musical entre os artistas. Gloria Groove e MC Daniel Bruno Gordilho Gabriel Rostey, consultor em política urbana da CULTURB, e criador do canal e podcast Conversas Urbanas, explica que a faixa se configura em um anúncio publicitário a partir do momento em que o QR CODE direciona o usuário para a parceria entre os artistas. "Isso é usar a poluição visual como instrumento de lucro, desrespeitando a paisagem urbana e as leis", afirma. "Como todo o texto é uma espécie de teaser, uma isca para provocar a curiosidade das pessoas e fazer com que acessem QR Code que comunica a parceria musical, toda a extensão da faixa configura uma propaganda em área externa." Ao g1, a Secretaria Municipal das Subprefeituras informou que retirou, ainda na quarta-feira (23), as faixas instaladas nos locais mencionados. "Foram aplicadas duas multas, no valor de R$ 10 mil cada, aos responsáveis pela infração. A medida está amparada na Lei Cidade Limpa (14.223/2006) que não permite a instalação de "banners", faixas ou qualquer outro elemento em obras públicas de arte, tais como pontes, passarelas, viadutos e túneis, visando chamar a atenção da população para ofertas, produtos ou informações que não aquelas estabelecidas em lei." O g1 procurou pelas assessorias de Gloria Groove e MC Daniel, que não se pronunciaram até o momento. O que diz a Lei Cidade Limpa? Criada com a intenção de diminuir a poluição visual e regulamentar propagandas, a Lei Cidade Limpa está em vigor desde 2007 na capital. Completou 18 anos em setembro do ano passado, enfrentando falhas de fiscalização, permitindo que comércios descumpram a lei sem punição. Entre as determinações, a Lei Cidade Limpa prevê: Anúncios em vias públicas só são permitidos em mobiliários urbanos ou equipamentos autorizados pela prefeitura; A altura das letras de um anúncio não pode ultrapassar 20 centímetros; O avanço máximo de um anúncio sobre a calçada é de 15 centímetros; A placa do anúncio deve estar a uma altura mínima de 2,2 metros do solo; O estabelecimento não pode ter mais de um anúncio indicativo; O anúncio indicativo pode ser colocado em um totem, mas deve estar dentro do terreno do imóvel.; Anúncios na fachada de mercados, por exemplo, não são permitidos, mas são comumente vistos em diversas regiões da capital. Quando entrou em vigor, em 1º de janeiro de 2007, na gestão Gilberto Kassab, a multa para quem descumprisse as regras era de R$ 10 mil. Até hoje, o valor nunca foi alterado. O que levo comigo - Glória Groove