Facebook

 MarkA escravido voluntria que multides dos quatro cantos do planeta prestam ao Facebook est transformando o servio numa espcie de catlogo da Terra inteira. Seno da Terra, ao menos dos terrqueos.

Cada brasileiro com acesso internet gastou em mdia 7 horas, 50 minutos e 26 segundos no Facebook em abril passado. Nenhum outro site consome tanto tempo do pblico brasileiro quanto o Facebook, que lidera esse ranking desde agosto de 2011. 78,5% dos que usam a internet no pas usam tambm o Facebook.

Nem era preciso consultar o Ibope. Basta ficar no Facebook certo tempo para saber quo viciante o servio pode ser, trazendo de volta pessoas do passado, abrindo contato com parentes desconhecidos, novos contatos, transformando seres humanos que riem e que choram em seres humanos que quase apenas riem, porque se tornaram marqueteiros de si mesmos.

O Facebook o servio em que as pessoas fazem broadcast de suas vidas, ou ao menos da parte que interessa divulgar. Muitos se iludem achando que uma boa forma de manter o contato com amigos e familiares, para quem sabe um dia descobrir que aquele contato superficial, base de textos curtos e fotos escolhidas a dedo, pode esconder a possvel ausncia de um relacionamento inteiro, verdadeiro e de carne e osso. Afinal, o dia continua a ter apenas 24 horas.

Sejamos honestos. Ser que voc realmente sabe o que est se passando com pessoas que importam para voc ao restringir seu contato com elas ao Facebook?

Catlogo


Catlogo da Terra Inteira(ou Whole Earth Catalog) o nome de um almanaque idealista e ambicioso dos anos 60 que surgiu exatamente na mesma cidade que hoje sedia o Facebook na Califrnia: Menlo Park.

O catlogo foi publicado regularmente entre 1968 e 1972. Ainda est disponvel na Internet, em PDF, no Twitter e em outras verses. Veja aqui

Steve Jobs era um f ardoroso, chamava de uma das bblias da sua gerao e chegou a defini-lo como um tipo de Google de 35 anos atrs, num discurso que deu na vizinha universidade Stanford em 2005.

Ns somos deuses e melhor nos acostumarmos com isso, escreveu Stewart Brand na abertura do primeiro nmero, em 1968. Em plena contracultura, enquanto os hippies cultuavam abstraes nas vizinhanas, Stewart Brand levantou a bandeira de que dar poder s pessoas era dar a elas conhecimento, especialmente tcnico e prtico. Bem no esprito americano do faa voc mesmo.

Ainda na abertura da primeira edio, Stewart Brand questiona os ganhos reais obtidos pela sociedade via sistema poltico, grandes empresas, educao formal e Igreja. Defende devolver o poder ao indivduo, para que este conduza sua prpria educao, encontre sua prpria inspirao, moldada pelo seu ambiente, para depois dividir sua aventura com quem se interessar. Ferramentas que ajudem esse processo so buscadas e promovidas pelo Catlogo da Terra Inteira, anunciou.

Foi Stewart Brand quem persuadiu a Nasa a liberar a primeira foto do planeta Terra. Aquela memorvel bola de mrmore azul se tornou a capa do catlogo. E Stewart ainda est na ativa, pensando grande e longe, fazendo maluquices como o Relgio do Longo Agora, que est sendo construindo num lugar remoto do Texas para funcionar por pelo menos 10 mil anos, medindo anos, sculos e milnios em vez de medir horas, minutos e segundos.

H uma fundao e um museu chamados The Long Now, em San Francisco, Califrnia, com maquetes e prottipos.

Enquanto no sabemos qual ser o longo agora do Facebook, bom lembrar que Stewart, ali na mesma Menlo Park, ajudou a definir o mundo do compartilhamento da informao e do trabalho colaborativo como conhecemos hoje com a internet.

Assim como Mark Zuckerberg, com seu moletom de capuz e suas sandlias de plstico de natao, ajudou a modificar o mundo da comunicao.

 Radio Lideranca FM 94,7 - Abaete/MG   |   Grupo DPA de Comunicacao e Hotelaria

Copyright © 2012 GO Multimídia